8. 12. 2023 - Produzido pela Equipe da Code7

Terminal Gentileza vai integrar BRT Transbrasil, ônibus municipais e linhas de VLT a partir de janeiro

Os cariocas estão bem perto de ganhar o Terminal Intermodal Gentileza (TIG), que integrará três diferentes modais de transporte: o BRT Transbrasil, 22 linhas de ônibus municipais e as linhas 1 e 2 do VLT, que teve o trilho estendido em 700 metros até a área do novo terminal. A previsão é que o novo integrador de modais entre em operação no mês de janeiro. O investimento do município para a implementação do projeto é de R$ 250 milhões.  A estimativa é que mais de 130 mil pessoas passem pelo TIG todos os dias.

As obras atingiram 95% de avanço. No dia 2 passado, foi aberto ao tráfego o do novo trecho da Avenida Brasil que dá acesso à Avenida Francisco Bicalho. Com a liberação da via, os veículos procedentes da Avenida Brasil, na altura do Caju, agora podem seguir em direção ao Centro, Tijuca e ao Túnel Rebouças sem necessidade de transitar pelo Viaduto do Gasômetro. Nos primeiros dias úteis de funcionamento do novo trecho, houve uma redução do volume de veículos no Gasômetro em torno de 9%, gerando consequentemente uma redução do tempo de viagem de aproximadamente 12%.

O nome e o projeto do terminal fazem referência a José Datrino, o Profeta Gentileza. Ele ficou conhecido pelas inscrições que eternizou nas colunas dos viadutos do Gasômetro e da Perimetral. A mais famosa delas é a frase “Gentileza gera Gentileza” que hoje estampa camisetas e vários objetos, e também estará nas paredes do TIG.

Terminal Intermodal Gentileza, novo trecho, Avenida Brasil, Francisco Bicalho
Os veículos vindos da Avenida Brasil podem acessar a Francisco Bicalho sem passar pelo Gasômetro – Fabio Motta/Prefeitura do Rio